Mestrado em Criminologia (EaD)

O curso de Mestrado em Criminologia procura que o estudante seja capaz de, num contexto multidisciplinar, procurar soluções concretas para as diferentes facetas do crime




Mestrado em Criminologia (EaD)

Mestrado em Criminologia (EaD)

O curso de Mestrado em Criminologia procura que o estudante seja capaz de, num contexto multidisciplinar, procurar soluções concretas para as diferentes facetas do crime e da criminalidade, quer do ponto de vista da prevenção, quer da perspetiva da intervenção e reabilitação, quer, ainda, sob a lupa da investigação científica, cuja articulação complementar com investigação criminal garantida pelas forças de segurança se torna uma mais-valia deste domínio científico. A ponte entre o racional teórico e a prática é algo que se procura alcançar junto dos estudantes do Mestrado em Criminologia. A estes desafios, adicionam-se as preocupações com a capacitação dos nossos alunos quanto às implicações éticas e deontológicas, a que se junta a atenção à componente social, que, neste domínio do crime, do comportamento criminoso e da vítima, são de extrema relevância.

OBJETIVOS
Espera-se que os conhecimentos adquiridos permitam ao estudante desenvolver-se nos diferentes campos da Criminologia. Mais concretamente, pretende-se que o aluno seja capaz de desenvolver competências para:

  • Aprofundar mecanismos de atualização permanente de resposta a novas formas de criminalidade;
  • Planear/Implementar programas de avaliação criminológica a nível local/comunitário, nacional;
  • Apreender a realidade criminal integrando os conhecimentos teóricos na redação/emissão de relatórios criminológicos;
  • Desenvolver/Participar ativamente em programas de prevenção criminal (primária, secundária ou terciária) em articulação com organizações judiciárias;
  • Desenvolver/Participar em projetos que integrem equipas inter/multidisciplinares;
  • Dar respostas concretas e apontar possíveis soluções, em termos de políticas criminais futuras;
  • Planear/Realizar investigação científica no âmbito da Criminologia, contribuindo para o avanço deste domínio;
  • Tomar decisões ética, reflexiva e autonomamente, no seu domínio de atuação profissional.

ÁREAS DE PESQUISA
Entre as linhas de investigação encontram-se temas relacionados com a Criminologia, a Vitimologia e questões do Policiamento e da (In)Segurança.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS
O ensino será ministrado mediante metodologias ativas, combinando momentos de exposição de conteúdos com outros, de debate e participação dos estudantes, cujas principais tarefas incluem a realização de pequenos trabalhos de investigação, bem como de relatórios referentes a questões relacionadas com programas de prevenção criminal e de intervenção comunitária no domínio das áreas da criminologia. Haverá ainda um trabalho de colaboração com os alunos no sentido de participarem em espaços abertos ao debate, em eventos científicos, estimulando sempre o desenvolvimento de competências, na realização de trabalhos/tarefas e na sua apresentação.